Actividade 2 - Mapa conceptual de directrizes de qualidade em avaliação de cursos on-line
Numa tentativa de abordar todos os artigos e de modo a tentar tirar informação pertinente que nos permita averiguar as directrizes essenciais a ter em conta num curso on-line, decidi construir o seguinte mapa conceptual, onde construí um mapa para cada artigo e no centro coloquei as directrizes de qualidade que encontrei/defini ao ler os 5 artigos.
Para saber os pontos comuns a cada estudo dos artigos, atribuí cores a cada directriz, de modo a visualizar em cada estudo/artigo as directrizes comuns e de modo a analisar o que se tem tido em conta para organizar estudos e cursos on-line.
ANÁLISE DO MAPA CONCEPTUAL
Segundo a análise que fiz aos artigos/estudos consegui, não fazendo um estudo muito exaustivo retirei e delineei um conjunto de directrizes a ter em conta numa criação de um curso on-line.
Embora com diferente terminologia em cada artigo, defini as seguintes directrizes generalistas, definindo-as como as principais:
- PROFESSORES COM FORMAÇÃO ADEQUADA
- PLANIFICAÇÃO/ PEDAGOGIAS/ METODOLOGIAS/TEORIAS
- SISTEMA INFORMÁTICO/ TECNOLOGIA UTILIZADA/ RECURSOS
- APRENDIZAGEM CENTRADA NO ALUNO
- AVALIAÇÃO
Após colorir todos termos do mapa, fiquei com a percepção das directrizes abordadas em cada artigo/estudo.
Desta atribuição de cores, podemos tirar uma ilação, isto se a distribuição feita por mim estiver correcta, o artigo/estudo que apresentar a paleta completa de cores das directrizes, concerteza será aquele que apresenta um bom nível de qualidade.
Assim, verificquei que o estudo sobre o artigo:
Defining, Assessing, and Promoting E-learning Success:An Information Systems PerspectiveClyde W. Holsapple and Anita Lee-Post
apresenta uma total diversidade de cores delineadas na legenda central. Ou seja, este será provavelmente o melhor modelo a utilizar num curso on-line, pois tem apresenta todas as directrizes de qualidade definidas.
Os outros, pela observação de cores, dão ênfase a certas directrizes em detrimento de outras. Por exemplo:
“QUALITY GUIDELINES FOR ONLINE COURSES: THE DEVELOPMENT OF AN INSTRUMENT TO AUDIT ONLINE UNITS”De Herrington, A., Herrington, J., Oliver, R., Stoney, S. & Willis, J.In (G. Kennedy, M. Keppell, C. McNaught & T. Petrovic
aborda, segundo a minha perspectiva, apenas directrizes relacionadas com SISTEMA INFORMÁTICO/ TECNOLOGIA UTILIZADA/ RECURSOS e PLANIFICAÇÃO/ PEDAGOGIAS e METODOLOGIAS/TEORIAS.
O estudo sobre CONSIDERATIONS FOR DEVELOPING EVALUATIONS OF ONLINE COURSES Achtemeier, S., Morris, L. & Finnegan, C. (2003) Considerations for Developing Evaluations 0f Online Courses, JALN, Vol 7, I. , dá ênfase às directrizes relacionadas com os alunos e com a avaliação, sendo este artigo que dá mais valor a estas duas directrizes.
O estudo do CONSIDERATIONS FOR DEVELOPING EVALUATIONS OF ONLINE COURSES Achtemeier, S., Morris, L. & Finnegan, C. (2003)
e o
E-Learning de Qualidade: O Modelo de Concord para a Aprendizagem a DistânciaRobert Tinker (Modelo Concord), dão ênfase a quase todas as directrizes esquecendo-se da avaliação.
Resumindo, penso que com esta estratégia/actividade consegui extrair o "trigo do joio", de modo a perceber realmente o que importa considerar quando se tenta implementar um curso on-line.