Âmbito do e-Portefólio

Este e-portefólio foi concebido no âmbito da disciplina de Concepção e Avaliação em e-Learning, pertencente ao Mestrado em Pedagogia do e-Learning, da Universidade Aberta, tendo como docente a Prof.ª Lúcia Amante.

Este trabalho fez parte dos trabalhos a realizar e avaliar, sendo ele que irá agregar todo o percurso educativo realizado por mim nesta unidade.

A unidade curricular em si, tem como fundamento principal, enquadrar o estudante na problemática da concepção de cursos de e-learning, a nível do design instrucional e da análise de modelos de avaliação da qualidade. O estudante deverá ser confrontado com diversos modelos de avaliação do ensino on-line, identificando indicadores relevantes para a aferição da qualidade destes, como questões problemáticas relacionadas com a sua implementação.

 

 A Unidade Curricular teve como competências a desenvolver ao nível da:

Concepção/avaliação dos cursos

 

- Clarificar conceitos correlacionados com a qualidade em e-learning;

- Fazer o levantamento do conjunto de factores que determinam a qualidade dos cursos online;

- Caracterizar diferentes modelos de desenvolvimento de cursos online;

- Analisar e fundamentar um modelo/instrumento de avaliação de cursos online;

 

Avaliação pedagógica

 

- Caracterizar perspectivas e processos de avaliação das aprendizagens em contexto online;

- Identificar diferentes modalidades e instrumentos de avaliação de aprendizagens em contexto online.

 

 

Para alcançar os objectivos e competências acima propostos nesta Unidade Curricular, foram abordados os seguintes:

 

 Tema 1 - A qualidade no ensino e aprendizagem em contexto online: Uma teia de factores

 

Tema 2 - Directrizes de qualidade no desenvolvimento/avaliação de cursos online

 

Tema 3 - Perspectivas sobre avaliação pedagógica: a avaliação das aprendizagens em contexto online.

 

Tema 4 - Actividades,instrumentos e modalidades de avaliação em contexto online