Actividade 2 - Mapa conceptual de directrizes de qualidade em avaliação de cursos on-line

 

 

 

 

Numa tentativa de abordar todos os artigos e de modo a tentar tirar informação pertinente que nos permita averiguar as directrizes essenciais a ter em conta num curso on-line, decidi construir o seguinte mapa conceptual, onde construí um mapa para cada artigo e no centro coloquei as directrizes de qualidade que encontrei/defini ao ler os 5 artigos.

 

Para saber os pontos comuns a cada estudo dos artigos, atribuí cores a cada directriz, de modo a visualizar em cada estudo/artigo as directrizes comuns e de modo a analisar o que se tem tido em conta para organizar estudos e cursos on-line.

 

ANÁLISE DO MAPA CONCEPTUAL

 

Segundo a análise que fiz aos artigos/estudos consegui, não fazendo um estudo muito exaustivo retirei e delineei um conjunto de directrizes a ter em conta numa criação de um curso on-line.

 

Embora com diferente terminologia em cada artigo, defini as seguintes directrizes generalistas, definindo-as como as principais:

 

- PROFESSORES COM FORMAÇÃO ADEQUADA

 

- PLANIFICAÇÃO/ PEDAGOGIAS/ METODOLOGIAS/TEORIAS

 

-  SISTEMA INFORMÁTICO/ TECNOLOGIA UTILIZADA/ RECURSOS

 

- APRENDIZAGEM CENTRADA NO ALUNO

 

- AVALIAÇÃO

 

Após colorir todos termos do mapa, fiquei com a percepção das directrizes abordadas em cada artigo/estudo.

 

Desta atribuição de cores, podemos tirar uma ilação, isto se a distribuição feita por mim estiver correcta, o artigo/estudo que apresentar a paleta completa de cores das directrizes, concerteza será aquele que apresenta um bom nível de qualidade.

Assim, verificquei que o  estudo sobre o artigo:

 

Defining, Assessing, and Promoting E-learning Success:An Information Systems PerspectiveClyde W. Holsapple and Anita Lee-Post

apresenta uma total diversidade de cores delineadas na legenda central. Ou seja, este será provavelmente o melhor modelo a utilizar num curso on-line, pois tem apresenta todas as directrizes de qualidade definidas.

 

Os outros, pela observação de cores, dão ênfase a certas directrizes em detrimento de outras. Por exemplo:

 

QUALITY GUIDELINES FOR ONLINE COURSES: THE DEVELOPMENT OF AN INSTRUMENT TO AUDIT ONLINE UNITS”De Herrington, A., Herrington, J., Oliver, R., Stoney, S. & Willis, J.In (G. Kennedy, M. Keppell, C. McNaught & T. Petrovic

 aborda, segundo a minha perspectiva, apenas directrizes relacionadas com SISTEMA INFORMÁTICO/ TECNOLOGIA UTILIZADA/ RECURSOS e PLANIFICAÇÃO/ PEDAGOGIAS   e  METODOLOGIAS/TEORIAS.

 

O estudo sobre CONSIDERATIONS FOR DEVELOPING EVALUATIONS OF ONLINE COURSES Achtemeier, S., Morris, L. & Finnegan, C. (2003) Considerations for Developing Evaluations 0f Online Courses, JALN, Vol 7, I. , dá ênfase às directrizes relacionadas com os alunos e com a avaliação, sendo este artigo que dá mais valor a estas duas directrizes.

 

O estudo do CONSIDERATIONS FOR DEVELOPING EVALUATIONS OF ONLINE COURSES Achtemeier, S., Morris, L. & Finnegan, C. (2003)

 e o

 E-Learning de Qualidade: O Modelo de Concord para a Aprendizagem a DistânciaRobert Tinker (Modelo Concord), dão ênfase a quase todas as directrizes esquecendo-se da avaliação.

 

Resumindo, penso que com esta estratégia/actividade consegui extrair o "trigo do joio", de modo a perceber realmente o que importa considerar quando se tenta implementar um curso on-line.